domingo, 19 de setembro de 2021

Calendário Maia

 

CALENDÁRIO MAIA


Observatório Maia em Xochicalco

 

O QUE É E COMO FUNCIONA

 

O Calendário Maia foi o método empregado pela civilização maia na contagem do tempo, que o desenvolveu mediante a observação dos astros, bem como através dos seus conhecimentos notáveis em Matemática. Ainda hoje, ele é utilizado por uma parte da população da Guatemala.

 

Contando com 365 dias, o Calendário dos Maias considera o tempo circular, o que significa que eventos importantes se repetem.

 

Como funciona o calendário maia?

 

O Calendário Maia combina dois calendários, o Haab e o Tzolkin.


 

HAAB

 

O Haab, considerado o Calendário Civil dos Maias, é um Calendário Solar, e tem 365 dias.

O mesmo é dividido em 18 meses com 20 dias cada, ou seja, 360 dias. Os 5 dias restantes não pertenciam a nenhum mês, porque eram considerados “dias maus”.

 

Assim, nos chamados UAYEB, ou “dias sem nome”, os maias não saíam de casa para evitar acidentes.

 

Resumindo         , o Calendário Haab é considerado um Calendário filosófico, pois que é a filosofia do Tempo, onde cada reflexão representa a possibilidade de integrar a sabedoria do universo. Com seus ciclos de 20 dias, ao total  são 19 ciclos por ano,sendo 18 ciclos de 20 dias e 1 ciclo de 5 dias, que denomina-se, como vimos acima, UAYEB, o Ciclo da Purificação e do Perdão que se inicia no dia 20 de Julho e termina no dia 25 de Julho, isto é, no “Dia Fora do Tempo” (25 de Julho).

 

Os ciclos do Calendário HAAB iniciam com o selo que calibra o ano (No caso de 2022, inicia-se com a LUA AUTO-EXISTENTE VERMELHA). E sempre que cumprirmos o ciclo de 20 dias voltaremos ao selo da Lua e iniciaremos outro ciclo Haab.

 

Os nomes dos meses no Calendário Haab são:




 

Obs:Ver “Marcação de Tempo Maia” neste blog

 


 

TZOLKIN

 

O Tzolkin é um Calendário Sagrado, ou cerimonial, uma vez que era utilizado na marcação de eventos importantes, tal como a realização de casamentos.

 

Ele conta com 260 dias, numa referência ao número da gestação das mulheres, que é de aproximadamente 260.

 

Os anos do Tzolkin não são contados, bem como as semanas podem ter 13 ou 20 dias e se intercalam. As semanas de 13 dias são “semanas numeradas”. Já as semanas de 20 dias são “semanas nomeadas”, pois cada dia recebe um nome, conforme abaixo:



 

Repare que existe o dia “zero”, algo que é exclusivo desse Calendário Maia.

 

 


 

 

Observatório Maia em Xochicalco

 

CALENDÁRIO DE CONTA LONGA

 

Além do Haab e do Tzolkin, havia também o "Calendário de Conta Longa", que não era usado diariamente.

 

Ao contrário dos outros, o Calendário de Conta Longa era linear, tal como o calendário utilizados pela maior parte do mundo, o Calendário Gregoriano. De todo modo, ele também considerava algumas características cíclicas.

 

 


In Lack´Ech (Eu Sou um outro você)

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Link do Blog